Principat D’Andorra

Fala do Trono de S.A.S ao Congresso de Füssen

Andorra a Velha, 26 de julho de 2021.

Ao Congresso de Füssen,
Aos Estados Membros,
Aos demais estados do hemisfério lusófono,

Os últimos meses foram para nós uma incessante disputa para manter a sobrevivência deste Colegiado reunido em Füssen, tentando conciliar os afazeres internos do nosso país com o prosseguimento deste órgão que por nós outrora foi tão esperado.

Não posso, pelo sagrado dever que minha suprema missão como Príncipe Soberano dos Vales de Andorra me impõe, me acovardar diante dos últimos acontecimentos passados no exterior das fronteiras do território nacional. O cerne do que outrora assinamos a quase dois anos, naquele fatídico 22 de agosto de 2019, veio nos últimos meses sendo incessantemente e periodicamente minado por fontes externas a nossa coroa.

Fomos diversas vezes impedidos de participar das instituições que outrora fundamos na companhia dos demais estados lusófonos aqui presentes, sofrendo até intimidação por parte estrangeira sob possível afastamento dos grupos de trabalho deste órgão.

Subscrevo na esperança de que os Estados Membros tomem postura proativa pelo prosseguimento democrático e comum desta instituição que a muito custo erigimos do pó de uma velha diplomacia baseada na coerção e na intriga, não podemos nos dar ao luxo de a ela retornar.

Sob meus protestos da mais alta estima e admiração,

Henrique, Príncipe Soberano dos Vales de Andorra.