MADRID. No final do dia de ontem (01/01/2025) espanhóis e andorranos foram surpreendidos com uma notícia avassaladora: a sucessão da monarquia Espanhola por Augusto Henrique de Aragão, Príncipe dos Vales de Andorra.
A sucessão, certamente natural com os esforços de manutenção por parte do Principado de Andorra de sua presença na Ibéria, não era todavia esperada no primeiro dia do ano de 2025, uma clara prova do interesse e da articulação que o Príncipe, hoje El Rei de Aragão e das Espanhas, veio promovendo nos últimos anos.
A sucessão não veio só, o novo Rei tratou de proclamar a Coroa de Aragão como ente soberano e sucessor do que era o Reino da Espanha e o Principado de Andorra. A dúvida que ficou para espanhóis e andorranos – agora aragoneses – é: Com tais mudanças, qual será a Capital escolhida para a Coroa de Aragão? As alternativas principais certamente vagueiam entre Zaragoza, que foi por muito tempo capital do Reino de Aragão, e Barcelona, que é um grande centro comercial, político e democrático, mas existem outras claras possibilidades, como manter a Corte em Madrid, ou em Andorra-a-velha, quem sabe talvez seja hora de retornar pra Toledo, ou reinar em Granada? Não sabemos, mas estamos tão curiosos quanto vocês.